sábado, março 15, 2008

Ecomuseu Seixal

A zona ribeirinha do Seixal está muito bonita.

O Ecomuseu (Arrentela) é um ponto interessante e a visitar como marca de identidade da nossa zona. Ainda bem que houve globalização, por isso mesmo estes pedaços de história têm mais valor e merecem no mínimo ser visitados e claro está apoiados. A mim marca-me pessoalmente porque fiz muitos anos canoagem na Baía do Seixal.


"O Núcleo Naval do Ecomuseu do Seixal apresenta uma exposição delonga duração, dedicada aos barcos do Tejo, evocando a construção naval, a navegação de tráfego local e a pesca como aspectos marcantes das populações ribeirinhas do Estuário do Tejo." - in folheto do Ecomuseu Municipal do Seixal

Falando sobre isto, gosto muito deste poema:

O Tejo é o mais belo rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal
Toda a gente sabe disso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram
Nunca ninguém pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

in - Poemas de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)

Esperemos que continue sempre gratuito!! ;)

Sem comentários: